quarta-feira, 1 de junho de 2011

Apresentação e Objetivos

Talvez a forma mais sincera de começar isso tudo é dizendo que por baixo desta garota falante, divertida, de batom vermelho, apaixonada pela vida, pelas cores, pelas pessoas, palavras, comidas, roupas, pelos detalhes mais simples e pelos momentos mais únicos e intensos, pairou uma desconfortante e profunda sensação de solidão. Tristezinha clichê e doída. Tenho que confessar isso já logo de inicio, me desarmando, senão tudo perderá o sentido.
A sinceridade é meu ponto de partida.
Este blog vem como uma solução criativa para esta solidão. Uma idéia que surgiu numa tarde comum em que, pra variar, eu estava confusa com um dos meus amores platônicos. Sou expert em matéria de relacionamentos autodestrutivos, platônicos e amores não correspondidos. Para não contar as muitas vezes em que me apaixonei por melhores amigos e estraguei tudo, por gays (nada contra, tudo a favor! Mas convenhamos, não pra uma garota namorar) ou então por cafajestes na missão heróica de transformá-los. Maldita síndrome de mártir essa das mulheres de quererem salvar o mundo, os homens, as causas... Tudo de uma só vez! Mas há 5 anos estou solteira e não dei conta nem ao menos de me salvar. Enrosco atrás de enrosco.
É engraçado porque comecei a namorar muito cedo, meio no susto. Não estava procurando ninguém e quando vi estava comemorando datas, trocando presentes, cartas, freqüentando a família do moço e vivendo todas as maravilhas e suplícios de um relacionamento sério, aos 13 anos.
Desde então, nunca faltaram bons pretendentes, na escola, no inglês, nas aulas de canto, na esquina, onde quer que eu estivesse sempre aparecia magicamente alguém muito fofo para construir uma historia comigo!
Mas é como dizem: quando a esmola é grande, o santo desconfia.
Na minha família brincamos que comecei tão cedo e tão sério no negócio que cumpri minha cota todinha. Será? Espero que não. Depois de tanta fartura, vieram os 5 anos de silencio do destino e plena solteirice.
Fiquei mais velha, mais exigente, mais rabugenta? Ou será que a qualidade está pior, as intenções dos rapazes são outras e estou  cruzando os caminhos errados? É difícil diagnosticar ao certo.
Concordo que dizer que está faltando homem no mundo talvez seja radical. Faltando, faltando pode até não estar. Mas e a qualidade? Ela se perdeu entre a facilidade dos relacionamentos fluidos, sem profundidade e significado.
E é disso que estou em busca nesta minha jornada. E é por isso também que me sinto frustrada, porque simplesmente as pessoas não sabem mais ser relevantes e marcantes na vida dos outros. E isso vale não apenas para namoros, mas para amizades, família, relações no trabalho e todo tipo de interação.
E é assim, para ajudar o repertório de angústias, que chega o dia 1º de junho, o mês encantado dos apaixonados! O comércio de desdobra para oferecer novidades, os casais planejam a comemoração e as mocinhas de corações desesperançosos suspiram.
Estou no 3º grupo, óbvio.
Confesso que já estive solteira em muitos outros “junhos” e nunca antes me senti balançada. O mês passava como os outros: sem relevância, mas também sem incômodo.


É, as coisas mudam.
No entanto, foi quando comecei a pensar que junho poderia  ser muito mais surpreendente. Ao invés de nos prepararmos para surpreender os outros no dia 12, porque não preparar “a casa” para nós sermos surpreendidos ao longo do mês?
Para que pensar no dia dos namorados, se você está solteira/o e se logo no raiar do dia seguinte chega o dia de um dos Santos mais populares de nossa cultura, famoso por encontrar pretendentes para as criaturinhas de coração vazio?
É aí que entra Santo Antônio nessa historia toda.
Resolvi testar o potencial do santo  casamenteiro e mergulhar profundamente nas crenças, lendas e simpatias para compreendê-lo melhor. Meu lado antropóloga falou mais alto. E o da encalhada também!
Nunca imaginei que sua história pudesse ser tão rica e interessante. Como nunca antes tinha precisado do Santo Antônio, nunca tive muita empatia e fervor por ele não.
Será mesmo que ele nos ouve? É o que pretendo descobrir.
Porém tem algo que me incomoda nesta historia toda. A gente já chega querendo, cheios de exigências, sem dar nada em troca? Isso não é certo. Batemos na porta de Antônio, toda interesseira e chorosa, pedindo a salvação para nossas crises e solidões mais profundas? Queremos um relacionamento com um parceiro ideal, feitinho pra nós, mas antes de tudo temos que ter uma boa relação com o santo que irá nos trazer o amor. Temos que ter uma intimidade com ele, uma fézinha daquelas que “esquentam o coração” na hora do pedido.
Foi então que descobri, nos poucos dias de elaboração deste blog,  que para conquistar tudo isso temos que ter... Tcharam: um RELACIONAMENTO com o santo! É irônico, eu sei.
Você chega pedindo um relacionamento ideal, mas antes você tem que aprender a se relacionar COM o santo, mostrar que está preparada.
Você consquista o santo para depois conquistar o amor. Muito propício este aprendizado.
Primeiramente, temos que  ficar amiga dele, é a velha política da boa vizinhança!
Para isso selecionei 13 das melhores (na minha opinião) e mais populares simpatias que já foram feitas até hoje para Nosso Antônio.
Farei uma simpatia por dia ( e ensinarei como vocês podem fazê-las também) e relatarei o que acontece comigo ao longo desta jornada espiritual maluca.
A data de início é hoje, dia 1º de junho, e seguiremos firmes e fortes até o dia 13, data do nosso padroeiro. Prometo ser sincera e contar tudinho, nos mínimos detalhes (ou nem tanto).
Se vai dar certo não sabemos, mas tenho que tentar.


Uma coisa eu garanto: o blog terá muitas histórias engraçadas, porque sou dessas pessoas que tem uma vida agitada por acontecimentos estranhos. E devo dizer que, desde que decidi iniciar o blog, muitas coisas interessantíssimas já tem acontecido. Conto pra vocês no próximo post.
Portanto entre fique a vontade. Se você quer um namorado este é seu lugar, mas se você só quer desenvolver seu conhecimento espiritual e conhecer o santo também. Ou talvez queira apenas descobrir que você não é a única solteira desesperançosa,  então venha pra cá se identificar com minhas angústias. Mas se você quiser só bisbilhotar as peripécias tragicômicas que acontecem em minha vida, você também é muito bem vindo (prepare-se para rir muito)!
Caso vocês tenham algo a completar, dividir e compartilhar comigo, seria uma delícia não ficar aqui sozinha devaneando.
Conte se você já fez alguma simpatia para Santo Antônio e se deu certo ou se você vai fazer alguma junto com o blog. Relate algo interessante que aconteceu com você ou com algum conhecido também.


Se tem algo que aprendi com minha família italiana e que levo muito a sério é que quando você compartilha as tragédias da vida, tudo fica mais leve e prazeroso.


Então, divirtam-se!

twitter: @13diastoantonio
email: 13dias.santoantonio@gmail.com

13 comentários:

  1. AEEEEE o blogo só teve início porque eu doei o Santo Antonio! o primeiro de muitos! e vai dar certo Bru! to firme e forte aqui no blog! beijooooooo

    ResponderExcluir
  2. e como faz com uma garota em plena curtição de solteirice, que de um dia pro outro (literalmente) se vê apaixonada por um estrangeiro que está indo embora daqui 6 semanas?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto! Estou solteira há 4 anos e passo pelo mesmo dilema...enrosco atrás de enrosco e nada concreto...muitas meninas vãos se identificar!

    ResponderExcluir
  4. Maria Alice Ximenes1 de junho de 2011 às 12:45

    Que orgulho sinto em saber que gerei uma filha autêntica, e não uma bobona que finge estar "super bem" para dar respostas a tirana sociedade!
    É isso aí Bru, vamos cuidadando desse jardim lindo que é vc, e depois as borboletas vem aos montes!!!
    Lembra, que eu bolava super looks e comprava casacos para cada pretendete que eu achava que era o "homem da minha vida"? Foi qdo de calça jeans, tênis e camiseta litradinha encontrei na sala dos profs da FATEC meu maravilhoso homem, do jeitinho q sempre pedi a Sto Antonio!!!
    Lembra q eu fiquei p da vida q ñ pude preestar a 2a fase da USP em sp pq fiquei doente? eu tinha q prestar a FATEC de Americana pra achar o "bendito benedito"!
    Vc não vai demorar 46 anos pra achar como eu não, mas saiba q será qdo meos esperar...
    Só sinto ñ ter te dado meu nome, pois vc é mais "Ximenes" q eu!
    Com orgulho,
    Mams

    ResponderExcluir
  5. Nem preciso dizer que adorei o blog, né? Criatividade e boas ideias são ingredientes constantes do seu cotidiano. Amei!! Vou seguir e, quem sabe, contar algum episódio divertido também!!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sempre surpreendendo com a criatividade hein, Bru! Vou acompanhar todo dia que nem seriado hauhaua
    Boa sorte na empreitada!

    ResponderExcluir
  7. A.D.O.R.E.I!!! Eu sou devota de Sto. Antonio.. já fiz muitas simpatias! rsrs
    Mas, como disse a sua mamma, mais cedo ou mais tarde o amor verdadeiro aparece! Beijos, Sabrina.

    ResponderExcluir
  8. Olá.. por acaso achei seu blog e achei maraaaa.. Me identifiquei mto com suas palavras, seu post me define completamente, acho que já nasci zicada, aliás.. com um encosto messss!! kkkkkkkk.. Fiquei mto interessada nessas simpatias. Pra ser sincera hj não sou mais fervorosa com os santos, como eu era à algum tempo atrás, mas não custa nd tentar, néh!! Daqui em diante serei sua leitora acídoa!!
    Aaahh.. tb tenho um blog, caso se interrese: http://baudabeja.blogspot.com/
    Sucesso!!
    Aninha

    ResponderExcluir
  9. Adoreiiii tbm!!!! Mas por favor post as simpatias no blog para que possamos fazer as 13 juntas!!!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  10. Olá, vi seu blog no face da Ximenes...não resiste " o invadi"...
    Me identifiquei mesmooooo com tudo o que você escreveu e é bem isso, cada esquina um "garoto problema" e simplesmente acho que tô mais pra "curva de rio" onde só encontro "aquelas figurinhas carimbadas".
    Sim, quem não tem em "sua vida" aquele ser que te tira o sono...e não vamos pensar "nele" quando abrirmos a porta para nosso novo "amigo do coração" o nosso Antônio.
    Vou acompanhar nesses próximos 13 dias detalhe por detalhe,com certeza torcendo não só por você, mas pelas companheiras companheiros que vivem este mesmo dilema.

    ResponderExcluir
  11. Bru!! Vc não existe. Me mata de rir!!!
    Beijinhossss e força nas simpatias!

    ResponderExcluir
  12. Fernando Santos [F.R.S.]1 de junho de 2011 às 22:27

    Droga, escrevi um texto mor bonito pra vc mas falhei na hora de postar o comentário... enfim, estou aqui na expectativa para os próximos post... pelo pouco que te conheco (1 semana, oras) vc já me divertiu muito e foi super gentil... me diga, esses 5 anos de solterice é por opção né? só pode! ahahaaha fica na paz Bruna! tõ aqui na torcida... beijos..

    ResponderExcluir
  13. Bru, to super amando o blog. Você brilhou!!!

    Vamos fazer minha matéria e a sugestão de pauta... vão sobrar pretendentes!!

    ResponderExcluir